Cidade
Você está navegando em:  / Sem categoria / Conheça um pouco mais sobre os pontos turísticos de Curitiba – Programe-se!

Conheça um pouco mais sobre os pontos turísticos de Curitiba – Programe-se!

01 museu do olho

MUSEU OSCAR NIEMEYER

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina.

Site: www.museuoscarniemeyer.org.br

_______________________________________________________________________________________________________

01 botanico

 JARDIM BOTÂNICO

Marca registrada de Curitiba, foi inaugurada em 1991. É um dos pontos mais visitados de Curitiba criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.

A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água. A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé.

O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. Atrás da estufa está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas desse artista/ambientalista.

Site: www.jardimbotanicocuritiba.com.br

________________________________________________________________________________

01 tangua

PARQUE TANGUÁ

Inaugurado em 1996, o Parque Tanguá surpreende pela sua beleza. Envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas. O Parque Tanguá preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, com araucárias. Possui uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou à pé. O conjunto do parque inclui, também, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete.

Fica nos bairros de Taboão e Pilarzinho rua Rua Oswaldo Maciel. Está incluído no roteiro da linha turismo.

Sitewww.curitiba.pr.gov.br

________________________________________________________________________________

MENDONÇA

ÓPERA DE ARAME

É um dos principais cartões postais de Curitiba. Inaugurado em 1992, no Parque das Pedreiras, próximo ao Espaço Cultural Paulo Leminski.

A Ópera de Arame foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, o mesmo autor do projeto da Unilivre. Tem capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais.

O cenário externo da Ópera de Arame é igualmente belo. Era o local onde funcionava uma antiga pedreira. Hoje, pode-se apreciar a mata nativa, um lago com carpas, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves.

Site: www.curitibacity.com

________________________________________________________________________________

guaira

TEATRO GUAÍRA

Sediado na praça Santos Andrade, com projeto arquitetônico de Rubens Meister, o edifício do Teatro Guaíra abriga três auditórios, Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito, e quatro corpos estáveis, a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, o G2 Cia de Dança e a Escola da Dança.

Sua construção teve início no ano de 1952 e ocupa um quarteirão entre as ruas Conselheiro  Laurindo, Amintas de Barros, Tibagi e XV de Novembro. O projeto de 17 mil metros foi um dos marcos da arquitetura modernista no Paraná.

Site: www.teatroguaira.pr.gov.br

____________________________________________________________________________________

rodo

RODOFERROVIÁRIA

O atual terreno onde se encontra a Rodoferroviária de Curitiba já teve destacados empreendimentos em outros tempos. No início de século XX era uma usina termoelétrica que os curitibanos chamavam de Usina Elétrica do Capanema, pois seu edifício fora construído nas antigas terras do Barão de Capanema e a rua, de terra batida, que passava em frente era aAvenida Capanema (Atual Avenida Pres. Affonso Camargo). Este empreendimento foi do alemão José Hauer. Estas instalações foram vendidas, em 1910, para uma empresa francesa que inaugurou, em 1913, os serviços de bondes na capital e dali saiam os vagões elétricos que operavam algumas linhas recém instaladas na cidade. Saiba mais:

Site: www.urbs.curitiba.pr.gov.br

______________________________________________________________________________________

mercado

MERCADO MUNICIPAL

Fundado em 02 de agosto de 1958, o Mercado Municipal  de Curitiba é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba.

Nas bancas de hortigranjeiros,  nas lojas de delicatessens e setor orgânico, o consumidor encontra produtos como: bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais.
Além também de produtos de decoração, utensílios domésticos, produtos de limpeza, armarinhos, presentes, entre outros.

Pode-se curtir momentos agradáveis nos restaurantes étnicos na praça da alimentação, onde é ponto de encontro dos curitibanos de diversas gerações e ainda, participar de eventos realizados regularmente dentro do Mercado.

Site: mercadomunicipaldecuritiba.com.br

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Capivaras, Parque Barigui

PARQUE BARIGUI

O nome Barigui tem origem indígena e significa “rio do fruto espinhoso”, em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda remanescentes. O lugar, uma antiga “sesmaria” pertencente a Martins Mateus Leme, foi transformado em parque em 1972 pelo então prefeito Jaime Lerner. Por sua localização, próximo ao centro da cidade, e sua infraestrutura, o Barigui é o parque mais freqüentado de Curitiba. Saiba mais:

Site: www.curitiba.pr.gov.br

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

livre

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE

A Universidade Livre do Meio Ambiente foi fundada em 1991, no Dia Nacional do Meio Ambiente, na gestão do então prefeito de Curitiba Jaime Lerner. A Universidade foi criada inicialmente como uma unidade da Prefeitura Municipal destinada e disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais, discutindo os problemas e as soluções relacionadas ao crescimento desordenado das cidades. Nesse período, a sede da Universidade funcionou provisoriamente no Bosque Gutierrez até a construção das instalações do Bosque Zaninelli, onde a instituição encontra-se até hoje instalada.

Saiba mais:

Site: www.unilivre.org.br

________________________________________________________________________________________________________________________________________

DEIXE UMA RESPOSTA

Seu email no ser divulgado. Campos com * são obrigatórios ( Obrigatório )

| Curitibafulltime.com.br |
| Curitibafulltime.com.br |
| Curitibafulltime.com.br |
| Curitibafulltime.com.br |
| Curitibafulltime.com.br |
Arrow
Arrow
Slider
CIDADE DE CURITIBA – MAPA INTERATIVO

Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693, quando foi criada a Câmara.

Últimos Twitters

PUBLICIDADE

rodape